RETROSPECTIVA FORMOSA-BA 2015: MOMENTOS QUE MARCARAM O ANO NA HISTÓRIA

29/12/2015 22:38

Foto 1: Divulgação

 

2015 foi um ano de vários acontecimentos que acabaram marcados na vida e/ou na memória dos formosenses, alguns bons e outros ruins. Veja alguns deles:

 

Foto 2: Divulgação de um evento

 

Nossa viagem no tempo começa em janeiro, mais precisamente no dia de réveillon, com a história de Fábio Júnio (Fabinho), que depois de um longo tempo em uma sala de UTI em Salvador-BA, o que viver pra ele naquele momento seria a prioridade, acabou teve uma vitória a mais naquela virada de ano no momento em que voltou a subir no palco pra fazer algo que ele sempre gostou de fazer, tocar teclado para o público, fato que acabou transformando aquele instante em lágrimas de emoção. Mesmo com algumas limitações, outras apresentações ainda surgiram no decorrer do ano.

As emoções do mês não param por aí, quem não se lembra do aniversário de 100 anos de Abidias Reis, seu Abidias, inesquecível é o sinônimo encontrado para aquele momento de bastante alegria para todos que puderam está ali presentes, desde familiares, amigos, conterrâneos e admiradores.

 

Fotos de 3 a 7: Aniversário de 100 anos de seu Abidias (Arquivo Formosa News)

 

Fevereiro tradicionalmente é um dos meses em que todos da região de Formosa esperam por boas chuvas, realmente ele não chegou a decepcionar em termo de água no solo, porém os açudes pouco armazenaram água e que associado com a ausência de chuvas nos meses seguintes, o resultado já deu origem ao desabastecimento de água que até o momento (dezembro) preocupam a todos. Não podemos nos esquecer dos sofridos pecuaristas e/ou criadores, que testemunham um término de ano com a vegetação da caatinga sem ramagem para alimentar o seu rebanho, que a cada dia ver os perder peso ou morrer sem poder fazer nada. Tristeza total.

 

Fotos 8 e 9: Contraste provocado pelo clima semiárido no decorrer do ano (Arquivo Formosa News)

 

No primeiro dia do mês de março, alguns moradores dos Povoados de Formosa e do Chorrochozinho (município de Chorrochó), se mobilizaram pela manhã no objetivo de tapar com barro e pedra uma cratera na estrada que liga as duas comunidades citadas que há dias assombrava quem trafegava por essa via e que a qualquer momento poderia por vidas em risco. Missão cumprida!

 

 

Fotos de 10 a 14: Trabalho voluntário (Arquivo Formosa News)

 

Porém, por ironia do destino, devido a um acidente que infelizmente vitimou duas pessoas à tarde na BR-116, interrompeu temporariamente a pista nos dois sentidos por horas e essa pequena, estreita e pacata estrada concertada, serviu de acesso aos transportes que circulavam no momento. Esse dia com certeza foi de tristeza e de lições de vida.

Fotos 15 e 16: veículos circulando pelo povoado (Arquivo Formosa News)

Fotos 17 e 18: Local e veículo do acidente (Arquivo Formosa News)

 

As vítimas citadas no paragrafo anterior se tratavam dos jovens Ernandes Soares do Nascimento e Vaneide Xavier dos Santos (conhecida como Leda), ambos naturais de Caraíbas, município de Chorrochó-BA, que viajavam em um veículo que acabou  batendo numa barra de proteção e simultaneamente na mureta de proteção de uma ponte, fazendo com que o carro capotasse e jogasse os mesmos para fora do veículo.
Ele veio a óbito no local do acidente. Já Leda chegou a ser socorrida para o Hospital Municipal da cidade de Canudos-BA, mas não resistiu aos ferimentos.

Foto 19: Leda 27 anos (Reprodução)

Foto 20: Ernandes aparentava ter uns 30 anos (Reprodução)

 

Susto e alivio marcou o mês de julho. Na noite do dia 8, o comerciante formosense, popularmente conhecido como Galo Cego, teve seu veículo levado em um assalto na cidade de Santa Bárbara-BA. Na ação criminosa, foi levado como refém o jovem Adailton, mais conhecido como Dal. Pouco tempo depois, felizmente Dal foi deixado pelos bandidos em um posto de combustíveis. 

Foto 21: Ilustrativa

 

Durante anos, Formosa passou a se beneficiar com a cobertura de celular da cidade de Canudos—BA via antena rural, mas em um determinado dia esse serviço passou a não mais existir, pegando assim todos os formosenses de surpresa e deixaram muitas interrogações nesse caso. Porém, quase dois anos depois, quando praticamente ninguém mais tinha esperança, eis que o sinal é restabelecido, comemoração de todos.

Foto 22: Antena de Celular Rural (Arquivo Formosa News)

 

Julho também foi o mês do fenômeno da Lua Azul. Isso acontece quando em apenas um único mês existam dois dias de lua cheia. Em se falando de lua, vale relembrar a superlua, que também embelezou o céu dois meses depois, fazendo com que muitos formosenses dormissem um pouquinho mais tarde para observa-la.  

Foto 23: Lua Azul (Arquivo Formosa News)

Fotos 24 e 25: Eclipse lunar (Arquivo Formosa News)

 

O mês de agosto acabou registrando um fato muito triste e desagradável para todos e para o povoado de Formosa. Quase 19 anos depois, um homem de nome Fabrício foi assassinado a tiros em um bar. O mesmo não era morador de Formosa e não se sabe a autoria e nem a motivação desse crime.

Foto 26: Ilustrativa

 

Mas não foi apenas tristeza que marcou agosto. No dia 5 do mês, Formosa passou a ter mais um site de informação a disposição da população, o Formosa News, que diariamente acompanha as principais notícias locais, regionais, nacionais e internacionais para sempre informar aos quase 500 seguidores via Facebook que acompanham, curtem, comentam e compartilham nossas matérias; além dos mais de 600 pessoas que acessam diariamente na página do site.

Foto 27: Divulgação

 

Chega setembro e com ele inicia as obras do calçamento do povoado, as ruas começam a ganhar nova cara a cada etapa que se conclui. Lembrando que as obras estão em andamento. Veja algumas fotos desde o início até o encerramento dessa matéria.

Fotos de 28 a 31: Etapas do calçamento (Arquivo Formosa News)

 

O mês de setembro avança e junto a isso avança também o talento (antes local) da jovem estudante formosense Tífany Nayara, que em solo pauloafonsino (Paulo Afonso-BA) se destacou durante o Festival Anual da Canção Estudantil (FACE), ficando na 2ª colocação, recebendo como prêmio um troféu e um belíssimo violão.

 

Fotos 32 e 33: Reprodução

 

Outubro também proporcionou destaque a mais um formosense, trata-se de Adeítalo Manoel Pinho, conhecido popularmente por Deitinho, que realizou uma palestra em Veneza, na Itália. Na palestra, ele falou do poeta Gregório de Matos e a cultura contemporânea. Ele atualmente reside em Feira de Santana-BA, onde é Professor Titular da UEFS (Universidade Estadual de Feira de Santana).
 

 

Fotos 34 e 35: Reprodução

 

Em relação aos hits de 2015, com certeza a grande música de destaque em Formosa foi do ‘Violão e o nosso Cachorro’ de Simone e Simaria As Coleguinhas. Porém, teve Pablo e Tayrone como concorrentes próximos!

 

 

Foto 36: As Coleguinhas (Divulgação)

 

Formosa teve o ano de 2015 começando com os grupos do whatsApp a todo vapor e terminando com um balde de água fria as vésperas no natal depois de determinação judicial, mas não passou de um susto!

Foto 37: WhatsApp (Divulgação)

 

Esperamos um 2016 cheio de Paz, saúde e felicidade para todos!

 

Foto 38: Divulgação

 

Clique nos menus abaixo e veja as seguintes retrospectivas:

Eventos religiosos

Eventos escolares e esportivos

Pessoas que nos deixaram pra morar no céu

 

Formosa News, a informação a todo o momento.

Voltar

Pesquisar no site

© 2015 Todos os direitos reservados.