FORMOSA NEWS, A INFORMAÇÃO A TODO O MOMENTO
BIOGRAFIA DO EDITOR CHEFE DO SITE
Jean Silva, nascido em 14 de outubro de 1985, no povoado Formosa, município de Macururé-BA. Filho do Ex. Comerciante Manoel Lito e da Professora Aposentada Darcy Silva, Jean também possui duas irmãs e namora a jovem queimadense Adenilza Ferreira. Não possui filhos.
Muito pequeno, ao desenhar nas paredes da casa dos pais alguns letreiros com um frasco de desodorante com água, ele se dividiou entre a matemática, por influência do pai comerciante; e entre as letras, ter uma mãe e mais tarde uma irmã professora; o magistério predominou! A Geografia a sua vocação, num é pra menos que com 7 anos de idade já localizava todos os estados e capitais brasileiras.
Formado em Licenciatura Plena em Geografia, pelo o Centro de Ensino Superior do Vale do São Francisco (Belém do São Francisco-PE) em 2008; em 2010 concluiu o Curso de Especialização em História e Cultura Afro Brasileira e Indígena, pela Faculdade Batista Brasileira (Euclides da Cunha-BA). Na vida profissional atuou desde os 18 até os 23 anos como professor no Colégio Municipal Ruy Barbosa. Em 2008, aos 23 anos de idade, passou a atuar como Agente Administrativo, efetivado através de concurso público pela Prefeitura Municipal de Macururé, lotado na Escola Municipal Ana Nery até 2020. Em 2021, foi convidado para assumir a função de Diretor Escolar no Colégio Municipal Ruy Barbosa (todas as unidades citadas estão localizadas no povoado Formosa). Simultaneamente a área profissional, Jean em 2015 criou o site de notícias Formosa News (www.formosanews.com.br), trazendo notícias locais, estaduais, nacionais e até mundiais. Recentemente ele ainda vem desenvolvendo um projeto de um livro pra ser lançado sobre a história de sua comunidade natal.
Apesar de não praticar com frequência algum tipo de esporte, Jean é um apaixonado pelo o futebol, inclusive boa parte da tematica das matérias do site tem ligação do esporte amador, além claro nas notícias climáticas. O seu time de coração é o Esporte Clube Bahia.
NOTÍCIAS
FORMOSA-BA: BOLETIM METEOROLÓGICO DE SEXTA-FEIRA
21/08/2015 11:55De acordo com a Accuweatcher, esse fim de manhã de sexta-feira (21/08), às 11h34min, Formosa (município de Macururé – nordeste da Bahia) esteve marcada por céu predominantemente ensolarado e um tempo ambiente quente e seco, com umidade relativa do ar de 40%. Lembrando que a umidade relativa do ar é a água na forma de vapor existente na atmosfera em um determinado momento; sendo que hoje por volta das 14h pode chegar a 24% (estado de atenção), isso significa que é necessário evitar exercícios físicos ao ar livre, umidificar o ambiente, sempre que possível permanecer em locais protegidos do sol (em áreas vegetadas) e consumir água á vontade. Em relação à chance de chuva é de apenas 1% ao longo do dia.
A temperatura chegou a atingir 29°C (no horário citado) e uma sensação térmica de 32°C. Os índices UV (Ultravioleta) que mede o nível de radiação solar na superfície da Terra aponta a numeração 8, indicando um nível UV muito alto, havendo necessidade de proteção da pele, sendo que o ideal é a aplicação de filtro solar, colocar um chapéu e óculos escuro. Em relação aos ventos, a velocidade predominante ao longo do dia fica em torno de 13 Km/h, com rajadas de até 18 km/h, vindas predominantemente da direção ESE (Lés-sudeste).
A nascente do sol foi às 5h e 44m e o poente será às 17h e 35m.
A temperatura máxima para hoje é de 33 graus e a mínima de 20. As 14h, a sensação térmica pode atingir 35 graus.
Confira as temperaturas (max/min) e chances de chuvas em (%) de algumas cidades da região:
· Macururé- 33 max 20 min de temperatura, com 2% de chance de chuva;
· Canudos- 33 max 20 min, com 2%;
· Chorrochó- 33 max 20 min, com 1%;
· Uauá- 33 max 20 min, com 1%;
· Euclides da Cunha- 31 max 19 min, com 3%.
Fotos tiradas as 11h20m
Formosa News, a informação a todo o momento.
———
BRASIL: MANIFESTANTES FAZEM ATOS EM DEFESA DE DILMA EM 25 ESTADOS E NO DF
21/08/2015 00:02Concentração de ato pró-Dilma no Largo da Batata, em SP (Foto: Daniel Teixeira/Estadão Conteúdo)
Brasileiros foram às ruas nesta quinta-feira (20) em 39 cidades com manifestações de apoio ao governo Dilma Rousseff e contra o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, e o ajuste fiscal.
Os protestos desta quinta são uma reação organizada por partidos e entidades civis de domingo (16), que pediram o impeachment da presidente.
Por volta das 22h, o total de participantes era de 73 mil, segundo a PM, e de 190 mil, segundo organizadores.
Ocorrem manifestações em AL, AM, AP, BA, CE, ES, GO, MA, MG, MS, MT, PA, PB, PE, PI, PR, RJ, RN, RO, RR, RS, SC, SE, SP e TO e no DF.
Em São Paulo, movimento sociais que organizaram ato no Largo da Batata, na Zona Oeste, afirmam que havia mais de 15 mil pessoas no local, por volta das 18h.
No Rio de Janeiro, uma passeata saiu da Candelária com destino a Cinelândia, onde um palco foi montado para apresentações após o ato.
Veja os protestos em cada estado:
ALAGOAS
Integrantes de centrais sindicais percorrem ruas do Centro em apoio ao governo Dilma (Foto: Derek Gustavo/G1
PARTICIPANTES: 500, segundo a PM; 1,2 mil, segundo organizadores.
Em Maceió, os atos foram em apoio ao governo Dilma e pelos direitos trabalhistas. A concentração foi na Praça Sinimbu, no Centro, e houve caminhada com faixas e cartazes. O protesto começou por volta das 11h20 e acabaram duas horas depois. As ruas bloqueadas para o protesto e a chuva deixaram o trânsito complicado na região.
AMAPÁ
Em Macapá, manifestação ocorreu na Praça da
Bandeira, no Centro (Foto: Jessica Alves/G1)
PARTICIPANTES: 200, segundo a organização; a PM não esteve no local.
O protesto em Macapá teve concentração na Praça da Bandeira, no Centro da cidade, e previa uma caminhada que foi cancelada pela organização por causa do atraso no início do evento. A mobilização terminou por volta das 19h, quando os manifestantes cantaram o Hino Nacional.
Participaram do ato entidades como a União Nacional dos Estudantes (UNE), o Levante Popular da Juventude (LPJ) e a União Brasileira dos Secundaristas (Ubes).
AMAZONAS
Protesto em Manaus pró-governo Dilma
(Foto: G1 Amazonas)
PARTICIPANTES: 4 mil, segundo a PM; 5 mil, segundo organizadores.
Membros de centrais sindicais e movimentos sociais participam de uma caminhada no Centro de Manaus na tarde desta quinta. A manifestação a favor da presidente Dilma Rousseff começou por volta das 17h (18h em Brasília). Os participantes se concentraram na Praça Heliodoro Balbi e seguem em passeata até o Largo de São Sebastião, no Centro.
BAHIA
Movimentos sociais em ato pró-governo em Salvador
(Foto: Henrique Mendes/G1 BA)
PARTICIPANTES: Em caminhada realizada pela manhã, organizadores estimam 150 participantes, e a PM, 100. No protesto da tarde, foram 8 mil participantes, segundo a PM; 10 mil, segundo organizadores.
Pela manhã, as centrais sindicais fizeram uma caminhada, em Salvador, partindo do no Shopping da Bahia, na Avenida ACM, de onde os manifestantes seguiram em direção à Federação das Indústrias da Bahia (Fieb), no bairro do Stiep.
À tarde, pouco antes das 15h, uma passeata organizada por centrais sindicais e com a adesão de parte da sociedade em defesa do governo Dilma saiu da Praça do Campo Grande e seguiu em direção à Praça da Piedade. Houve discursos em cima de um trio elétrico e, com bandeiras e faixas, os manifestantes pedem a renúncia do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ).
CEARÁ
Protesto no Centro (Foto: Elias Bruno/G1)
PARTICIPANTES: Na manifestação da manhã, foram 1 mil participantes, segundo a organização; não há estimativa da PM. No ato da tarde, a organização estimam 20 mil pessoas; e a PM, 2,5 mil. Em Juazeiro do Norte foram 2 mil, segundo organizadores; e 1 mil, segundo a PM.
Centrais sindicais e movimentos sociais realizaram uma manifestação em Fortaleza, pela manhã, contra a direita, o ajuste fiscal, e a retirada de direitos trabalhista.
A concentração foi por volta das 8h na Praça Clóvis Beviláqua, conhecida como "Praça da Bandeira". A caminhada seguiu, com faixas e carro de som, até a Reitoria da Universidade Federal do Ceará, no Bairro Benfica, onde se juntou, em ato, a professores em greve.
Nesta tarde, manifestantes ocupam a Rua General Sampaio, ao lado da Praça da Bandeira, no Centro de Fortaleza.
Houve protesto também em Juazeiro do Norte, na região Sul. O ato ocorreu na Praça do Giradouro, ponto de convergência das cidades de Barbalha, Crato e Juazeiro.
DISTRITO FEDERAL
Manifestantes ocupam a escadaria da rodoviária do
Plano Piloto, em Brasília (Foto: Isabella Formiga/G1)
PARTICIPANTES: 500, segundo a PM; não há estimativa da organização.
Manifestantes ocuparam a escadaria da rodoviária do Plano Piloto, em Brasília, e fizeram panfletagem no terminal.
Os participantes do ato em defesa do governo Dilma Rousseff levavam bandeiras da CUT, do PT e do Brasil. Eles fizeram uma caminhada em volta do terminal tocando tambores e apitos.
ESPÍRITO SANTO
Protesto pró-Dilma em Vitória (Foto: Naiara Arpini/G1)
PARTICIPANTES: 1 mil, segundo a organização; 150, segundo a PM.
Manifestantes pró-governo Dilma se reúnem nesta tarde na Praça Costa Pereira, no Centro de Vitória. As bandeiras do grupo são a defesa da democracia e contra um possível "golpe de estado", e também pelos direitos dos trabalhadores.
Quase 30 entidades participam do ato, segundo os organizadores, entre elas o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto, o MST, a UNE, a União dos Estudantes Secundaristas, a Federação dos Petroleiros e a União Brasileira das Mulheres.
GOIÁS
Grupo faz ato em Goiânia (Foto: Vitor Santana/G1)
PARTICIPANTES: 1 mil, segundo organizadores; 300, segundo a PM.
O ato das centrais sindicais e movimentos sociais em apoio ao governo federal e em "defesa da democracia" ocorreram na tarde desta quinta-feira, na Praça do Bandeirante, Setor Central, em Goiânia.
Os manifestantes também protestaram contra o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, e as medidas do ajuste fiscal.
A concentração começou por volta das 17h, e a passeata pela Avenida Goiás rumo à Praça Cívica teve início quase duas horas depois. O protesto terminou por volta de 19h35, após o grupo protestar em frente ao Palácio das Esmeraldas, sede do governo estadual.
MARANHÃO
Manifestação pró-Dilma em São Luís
(Foto: Clarissa Carramilo/G1 )
PARTICIPANTES: 1,5 mil, segundo organizadores; 400, segundo a PM.
O ato em São Luís teve início às 17h na Praça João Lisboa, no Centro. De lá, os manifestantes percorreram a Rua Grande (principal ponto de comércio popular de São Luís) e seguiram até a Praça Deodoro, onde encerraram o protesto.
Entre as reivindicações estão à ampliação dos programas governo federal, mudança da política econômica e defesa da Petrobras. Os manifestantes também são contra a permanência do atual presidente da Câmara Federal, Eduardo Cunha, no cargo.
MATO GROSSO
Passeata no centro de Cuiabá
(Foto: Carolina Holland/G1
PARTICIPANTES: 350, segundo a PM; 1 mil, segundo organizadores.
Em Cuiabá, sindicatos e movimentos sociais realizaram, nesta tarde, protesto convocado pela Central Única dos Trabalhadores (CUT). A concentração começou às 16h [horário de Mato Grosso] na Praça Ipiranga, no Centro da cidade.
Com cartazes, faixas e dois carros de som, os manifestantes iniciaram a passeata por volta das 17h20 e, da Praça pela Avenida Tenente Coronel Duarte (Avenida da Prainha), seguiram pela Avenida Getúlio Vargas e retornaram à Praça Ipiranga.
MATO GROSSO DO SUL
Manifestação da CUT em Campo Grande
(Foto: Claudia Gaigher/TV Morena)
PARTICIPANTES: Em Campo Grande, 600, segundo a organização; a PM não esteve no local. Em Dourados, 200, segundo a PM; 150, segundo organizadores.
Manifestantes ligados à CUT e professores fizeram ato na área central de Campo Grande, na manhã desta quinta-feira. Segundo o presidente regional da entidade, Genilson Duarte, a manifestação era pela "liberdade, democracia e por mais direitos".
Entre os sindicatos que aderiram ao protesto estão o dos Correios, da construção civil, além do Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra. Havia faixas, cartazes e gritos de "fora Eduardo Cunha", presidente da Câmara dos Deputados.
MINAS GERAIS
Manifestantes fazem ato em defesa do governo
federal em BH (Foto: Igor Lage/G1)
PARTICIPANTES: 6 mil, segundo a PM; 12 mil, segundo organizadores em BH. Em Juiz de Fora, 500, segundo a PM e organizadores. Em Uberlândia, 120, segundo a PM; e 500, segundo organizadores. Em Poços de Caldas, 50, segundo a PM; e 100, pela organização. Em Governador Valadares, 100, segundo a PM; 300, segundo organizadores.
Manifestantes fazem um ato em Belo Horizonte nesta tarde em defesa do governo Dilma. A concentração começou por volta das 16h na Praça Afonso Arinos, na Região Centro-Sul da capital mineira.
Às 17h25, o ato ocupava o sentido centro da Avenida Afonso Pena, perto da prefeitura, de onde saiu à passeata por volta das 17h10 pela Avenida João Pinheiro. Os dois sentidos da via chegaram a ficar fechados. O protesto é realizado por integrantes de movimentos sindicais, sociais e estudantis.
PARÁ
Movimentos sociais fazem protesto em Belém
(Foto: Gil Sóter/G1)
PARTICIPANTES: 400 pessoas, segundo a organização; a PM não fez estimativa.
Liderados pela Central Única dos Trabalhadores, movimentos sociais e centrais sindicais realizaram um protesto em Belém nesta quinta-feira. O ato foi em frente ao Pronto Socorro Municipal Mário Pinotti, fechado desde que a central de ar provocou um incêndio no bloco cirúrgico no dia 25 de junho.
Em seguida, os manifestantes marcharam pelas avenidas 14 de março, Bernaldo Couto, Nazaré e Magalhães Barata, onde se reuniram em frente à caixa d'água da Cosanpa no bairro de São Braz. O protesto ocorreu de forma pacífica e terminou por volta de 13h.
PARAÍBA
Manifestantes realizam ato em Campina Grande
(Foto: Rammom Monte/ G1 PB)
PARTICIPANTES: Em Campina Grande, 2 mil, segundo organizadores; 800, segundo a PM. Em João Pessoa, 400, segundo organizadores; não há estimativa da PM.
Centrais sindicais e movimentos sociais fizeram ato pró-governo Dilma e pelos direitos trabalhistas em Campina Grande, no Agreste paraibano, na tarde desta quinta-feira. Um ônibus saiu de João Pessoa levando participantes para o protesto.
A concentração foi na Praça Clementino Procópio, no Centro, de onde os manifestantes saíram em caminhada por volta das 17h e percorreram ruas centrais da cidade, terminando o percurso no calçadão da Avenida Cardoso Vieira, por volta das 18h20.
PARANÁ
Manifestantes com cartaz contra Cunha (PMDB-RJ)
(Foto: Célio Borba / VC no G1)
PARTICIPANTES: 5 mil, segundo a organização; 600, segundo a PM.
A concentração ocorreu pela manhã em frente ao prédio histórico da Universidade Federal do Paraná (UFPR), na Praça Santos Andrade, região central de Curitiba. Depois, em passeata, os manifestantes pró-governo Dilma seguiram para a Boca Maldita.
Trinta ônibus levaram manifestantes de Curitiba e Região Metropolitana para a Praça Santos Andrade, conforme a CUT. Além disso, outros dez ônibus conduziram pessoas do interior do estado participar do ato na capital.
As bandeiras levantadas pelos manifestantes eram em defesa da democracia, da Petrobras, dos empregos do HSBC (que foi vendido para o Bradesco), das moradias populares, de apoio à presidente Dilma Rousseff (PT), contra terceirizações e "fora Cunha".
PERNAMBUCO
Ato no Recife também pediu saída de Cunha
(Foto: Thays Estarque/G1)
PARTICIPANTES: No Recife, 5 mil, segundo organizadores; a PM não deu estimativa. Em Petrolina, a organização estima 200 pessoas, e a PM, 100. Em Caruaru, a organização estima 200 pessoas, e a PM, 100.
Manifestantes realizam um protesto, nesta tarde, na área central do Recife, em defesa do governo Dilma, dos direitos trabalhistas e da democracia. Representantes da CUT, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), de partidos políticos e de movimentos sociais participam do ato.
Eles saíram em passeata da Praça do Derby, passam pela Avenida Conde da Boa Vista e seguem para o Pátio do Carmo.
Em Petrolina, movimentos sociais, organizações sindicais e militantes de partidos participaram de ato em apoio à presidente Dilma e pela democracia durante a manhã. A concentração começou por volta das 9h na Praça do Bambuzinho, percorreu a Rua Souza Filho e a Avenida Dom Vital e terminou no Mercado Turístico, no Centro da cidade, por volta das 11h40.
Ato aconteceu na Rua Souza Filho e Avenida Dom VItal em Petrolina (Foto: Amanda Franco/ G1)
Em Caruaru, no Agreste pernambucano, o protesto ocorreu entre 14h e 18h no Marco Zero do município. Participaram membros dos partidos PT, PCdoB e PCR, e organizações sociais, como Movimento Sem Terra (MST), Levante Popular da Juventude e Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil (Sintracon).
PIAUÍ
Manifestantes se reúnem em Teresina
(Foto: Catarina Costa/G1 PI)
PARTICIPANTES: 3 mil, segundo organizadores; 1 mil, segundo a PM.
O protesto que pede a permanência de Dilma Rousseff no governo ocorreu no centro de Teresina de forma pacífica.
A concentração ocorreu na Praça Pedro II, e os manifestantes seguiram a pé até a Avenida Frei Serafim, mas sem interditar a via.
Segundo a organização, vieram pessoas de 15 outros municípios para participarem do ato.
RIO DE JANEIRO
Escadaria da Câmara Municipal lotada de manifestantes (Foto: Marcelo Elizardo/G1)
PARTICIPANTES: 25 mil, segundo a organização; a PM disse que não fará estimativa.
O ato no Rio de Janeiro ocorreu nesta quinta-feira, no Centro. A manifestação, organizada pelas redes sociais, foi contra o pedido de impeachment da presidente Dilma e em defesa da democracia.
Camisas pró-Dilma e em defesa do ex-presidente Lula eram vendidas a R$ 20 na concentração do ato, na Candelária. A Avenida Rio Branco, uma das principais vias da cidade, foi interditada para a passeata por volta das 17h e liberada perto das 19h30. Cerca de 18h, os manifestantes chegaram à Cinelândia, onde foi montado um palco para apresentações.
RIO GRANDE DO NORTE
Faixa com dizer 'Não vai ter golpe' em protesto em
Natal (Foto: Bessie Cavalcanti/Inter TV Cabugi)
PARTICIPANTES: 1 mil pessoas, segundo a organização; 500, segundo a PM.
Uma manifestação em defesa do governo federal e contra o impeachment da presidente Dilma Rousseff ocorre nesta tarde na Avenida Senador Salgado Filho, na Zona Sul de Natal. Participam do ato integrantes da CUT, do Movimento Sem Terra (MST), além de diversos sindicatos, além de militantes do PT e PCdoB.
Os manifestantes se concentram desde as 15h no cruzamento com a Avenida Amintas Barros nas imediações da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (Fiern).
RIO GRANDE DO SUL
Tarde de mobilizações terminou com ato na Esquina Democrática (Foto: Fábio Almeida/RBS TV)
PARTICIPANTES: 2 mil, segundo organizadores; 1,2 mil, segundo a Brigada Militar.
O ato em Porto Alegra foi realizado no início da noite desta quinta-feira na Esquina Democrática. O grupo se reuniu na Paróquia da Pompéia, no Centro, de onde saiu em caminhada até o local da mobilização.
Nos discursos, os manifestantes defendiam que "o resultado das urnas deve ser respeitado". Eles se manifestaram contra o ajuste fiscal e a redução de direitos trabalhistas. Também ocorreram pronunciamentos em defesa da presidente Dilma e do ex-presidente Lula.
RONDÔNIA
Faixas de ato realizado em praça de Porto Velho
(Foto: Mary Porfiro/G1)
PARTICIPANTES: 100 pessoas, segundo organizadores; a PM não esteve no local.
Em Porto Velho, a manifestação ocorreu em forma de "aula de democracia", na Praça do Complexo Estrada de Ferro Madeira Mamoré, na tarde desta quinta-feira. Participaram do ato filiados e simpatizantes da Central Única dos Trabalhadores (CUT), de sindicatos e de entidades diversas.
Os participantes espalharam faixas pelo local, estamparam camisas e distribuíram panfletos com as razões para o ato.
RORAIMA
Ato em Boa Vista aconteceu no Centro Cívico
(Foto: Valéria Oliveira/G1)
PARTICIPANTES: 1,2 mil, segundo organizadores; a PM não deu estimativa.
O protesto na tarde desta quinta-feira em Boa Vista ocorreu no Centro Cívico da cidade.
Os manifestantes que apoiam o governo federal vestiam camisetas vermelhas e se dividiram em duas tendas, uma ao lado do Monumento do Garimpeiro e outra em frente à Assembleia Legislativa.
O movimento começou às 15h (horário local) e se encerrou por volta das 18h30.
SANTA CATARINA
Manifestantes no Centro de Florianópolis
(Foto: Osvaldo Sagaz/RBS TV)
PARTICIPANTES: 1 mil, segundo a PM; 2 mil, segundo a organização.
Sindicatos e movimentos sociais realizam protestos no Centro de Florianópolis. A intenção é sair em passeata pela cidade. A concentração ocorreu no Largo da Alfândega a partir das 16h.
Segundo Jacir Zimmer, da direção da Central Única dos Trabalhadores (CUT) de Santa Catarina, 25 entidades, entre movimentos sociais e sindicatos, participam da manifestação em Florianópolis.
SÃO PAULO
Manifestação em SP (GNews) (Foto: Divulgação GloboNews)
PARTICIPANTES: Na capital, 75 mil, segundo a organização; 40 mil, segundo a PM. Em Ribeirão Preto, 2 mil, segundo organização; 300, segundo a PM. Em Campinas, entre 3 mil, segundo organizadores; 1 mil, segundo a PM. Em São José do Rio Preto, 400, segundo a PM, e 300, segundo organizadores. Em Araçatuba, 200, segundo a PM, e 300, segundo organizadores.
Manifestantes ligados a centrais sindicais e movimentos sociais se concentraram no fim da tarde no Largo da Batata, em Pinheiros, na Zona Oeste da cidade, para ato de apoio ao governo Dilma e contra as medidas de ajuste fiscal, que geram desemprego.
Os manifestantes seguiram em passeata pela Avenida Faria Lima em direção aos Jardins. O objetivo dos organizadores é chegar à Avenida Paulista, na região central.
SERGIPE
Protesto da CUT no Centro de Aracaju
(Foto: Flávio Antunes/G1)
PARTICIPANTES: 3,5 mil, segundo a organização; 500, segundo a PM.
Cerca de 30 entidades que fazem parte da Frente Sergipana Brasil Popular realizam uma passeata em apoio à presidente Dilma Rousseff, ao PT e pela democracia no Centro de Aracaju nesta tarde.
O ato também é contra o Programa de Proteção ao Emprego, que prevê redução da jornada de trabalho e salário proporcional. Os manifestantes pedem ainda o fim do fator previdenciário e cobram redução dos juros.
A concentração começou por volta das 14h na Praça General Valadão e seguiu pelas principais avenidas do Centro até o Terminal do Distrito Industrial de Aracaju (DIA).
TOCANTINS
Faixa do ato realizado em Palmas
(Foto: Mariana Ferreira/G1)
PARTICIPANTES: 300, segundo organizadores; 200, segundo a PM.
O ato em apoio ao governo federal em Palmas ocorreu no bairro Aureny III, na região Sul. Participaram representantes da CUT, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST), militantes do PT, movimentos populares e estudantis, que fizerma uma marcha pelo bairro.
A concentração foi no Parque João do Vale, de onde a marcha seguiu pela avenida principal do bairro e terminou concentrada na praça ao lado da estação Xerente. O protesto começou às 17h45 e terminou por volta das 19h20.
Formosa News, a informação a todo o momento. Fonte: G1
———
CHORROCHÓ-BA: CARRETA TOMBA NA BR 116 PRÓXIMO A FAZENDA LAGOA NOVA
20/08/2015 20:28
———
CAMPEONATO BRASILEIRO DE FUTEBOL SUB 20: VITÓRIA BATE PONTE PRETA E CONSEGUE CLASSIFICAÇÃO PARA A FINAL COM AJUDA DO BAHIA
20/08/2015 18:59
Foto: Divulgação
O Vitória estava quase eliminado do Campeonato Brasileiro Sub-20, mas conseguiu reverter o que parecia impossível e se garantiu na final do certame nacional. O Leão bateu a Ponte Preta por 3 a 0 nesta quinta-feira (20), no Barradão e foi ajudado pelo arquirrival Bahia que venceu o Cruzeiro por 3 a 2, em Pituaçu (Salvador-BA). Agora, o time comandado pelo técnico Hamilton Mendes vai encarar o Fluminense-RJ na disputa pelo título. O jogo de ida está marcado para o dia 27 de agosto, no Rio de Janeiro. Já o duelo de volta será em 2 de setembro, dentro de casa.
Formosa News, a informação a todo o momento. Fonte: Bahia Notícias.
———
MANIFESTAÇÃO: ESQUERDA FAZ ATO CONTRA IMPEACHMENT , MAS AJUSTE FISCAL MINA APOIO A DILMA
20/08/2015 18:39
Quatro dias após as manifestações realizadas em diversas cidades pedindo o afastamento da presidente Dilma Rousseff, partidos de esquerda e movimentos sociais marcaram manifestações públicas para esta quinta-feira (20) em pelo menos onze capitais brasileiras.
Desde o dia 13 de março, quando movimentos como a UNE (União Nacional dos Estudantes), o MST (Movimento dos Sem Terra) e entidades sindicais foram às ruas em defesa da Petrobras e de Dilma, não houve um protesto reunindo tantos grupos de esquerda.
Enquanto isso, grupos que pedem a saída da petista fizeram manifestações algumas vezes e durante este período, a crise política atingiu seu auge, bem como a desaprovação ao governo – segundo pesquisa do instituto Datafolha divulgada no início do mês, 71% da população vê a gestão como ruim ou péssima.
Em São Paulo, o protesto está marcado para o Largo da Batata, na zona oeste, a partir das 17h, enquanto no Rio os manifestantes se reunirão mais cedo, às 11h, na Cinelândia, centro da cidade.
Segundo parte dos representantes de grupos sociais e de partidos de esquerda ouvidos pela BBC Brasil, a demora em organizar manifestações públicas se deve à política econômica do governo, mais especificamente ao ajuste fiscal, que desagradou os setores da sociedade representados por esses grupos.
Também por esse motivo, o ato desta quinta é menos pró-Dilma que o de março: a maioria das entidades participantes diz que é contra o impeachment, mas não irá às ruas apenas para expor isso, nem poupará críticas ao governo.
O PSOL vai mais longe: acusa o PT de "sequestrar" um ato que não foi organizado por ele, mas por movimentos sociais – inserções do partido da presidente na TV convocam para o protesto desde a terça (18).
Divergências
No Facebook, os convites para os protestos desta quinta expõem a dificuldade em unir em torno de um objetivo comum todos os movimentos que irão às ruas – como UNE, CUT (Central Única dos Trabalhadores), MST, MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto) e partidos como PT, PC do B e PSOL.
Na convocação feita por MTST, UNE e CUT, por exemplo, não há uma menção direta à defesa ao mandato de Dilma. São elencadas três principais palavras de ordem: contra o presidente da Câmara, Eduardo Cunha; contra o ajuste fiscal; e, por fim, "contra a ofensiva conservadora", defendendo o “aprofundamento da democracia”.
Outro convite, criado pelo PT, é mais sucinto: "Movimentos sociais contra o golpe e pela democracia". Em sua página na rede, o PC do B, partido de esquerda mais próximo ao governo petista, convoca seus seguidores "contra o golpe". Já o PCO, pequena sigla de extrema esquerda, diz que irá às ruas contra a "direita golpista".
"Se o PT não colocasse a colher, teria muito mais gente na rua", diz Luiz Araújo, presidente do PSOL. Segundo ele, a tendência é que em alguns lugares ocorram "dois protestos" – um seguindo o molde estipulado desde o início, com críticas ao governo, e outro pró-Dilma, como defendem PT e PC do B, por exemplo.
"Tudo o que o governo vem fazendo rompeu com o laço de confiança com os movimentos sociais", afirma Araújo, citando o ajuste fiscal. "Mas não queremos um golpe, não queremos que a direita volte."
Alberto Cantalice, vice-presidente nacional e coordenador de mídias sociais do PT, diz ser natural que os movimentos e partidos apresentem suas "demandas específicas" no protesto. Ressalta, porém, que o "centro é a defesa da democracia, do Estado de Direito e contra o golpe".
"Quem vai defender o governo somos nós, do PT. Os movimentos têm críticas e vão fazê-las, mas também vão defender a democracia. Não haverá qualquer constrangimento", afirma.
Sem refresco
Embora vá às ruas também contra o "golpismo", o MTST não fará qualquer defesa do governo Dilma Rousseff, afirma seu líder, Guilherme Boulos.
"Ninguém tem disposição de ir para a rua para defender um governo com essa política", diz. "A pauta do governo Dilma é ajuste fiscal, corte de direitos, de investimentos sociais. Essa pauta é indefensável por qualquer movimento social que se preze."
Nem a CUT, central sindical historicamente ligada ao PT, vai poupar críticas à gestão federal. Mais uma vez, por causa do ajuste fiscal.
Embora a CUT não aceite a interrupção do mandato da petista, não está satisfeita com a política econômica e seus efeitos nos "direitos dos trabalhadores”, diz seu presidente em São Paulo, Adir dos Santos Lima.
Edson Carneiro, secretário-geral da Intersindical – central nascida de uma dissidência da CUT – afirma que um apoio ao governo seria um tiro no pé. "Não dá para sair à rua hoje e fazer uma defesa acrítica. Quem fizer isso perde o diálogo com os trabalhadores."
A senadora Vanessa Grazziotin, do PC do B, partido mais integrado com o governo, diz ver com normalidade o fato de movimentos sociais enfrentarem problemas de mobilização. "É natural que, quando se adotam medidas que não são positivas para o conjunto dos trabalhadores, mesmo se necessárias, dificuldades apareçam."
Diálogo
Partido de extrema-esquerda surgido de dissidência petista e também crítico ao governo, o PCO diz acreditar que faltou aos outros movimentos dialogar com seus militantes. O presidente da sigla, Rui Costa Pimenta, afirma porém que "o importante é que está se formando um movimento contra o impeachment".
Para ele, a mobilização deve crescer caso um pedido de afastamento avance no Congresso – mesma opinião de Grazziotin e Cantalice. "As pessoas paulatinamente vão sendo ganhas", acrescenta Renan Alencar, presidente da UJS (União da Juventude Socialista).
Aliado de Dilma, o PDT divulgou vídeo em que seu presidente, Carlos Lupi, afirma que a sigla é contrária ao impeachment. À BBC Brasil, no entanto, o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) afirmou não ver chances de a militância do partido sair em defesa da petista, a não ser "a parte da cúpula que tem cargo no governo, tem ministério".
"Não tenho como defender", resume. "Ela se elegeu fazendo promessas diferentes do que está acontecendo agora. E cometeu erros gravíssimos", continua ele, que disputou o Planalto em 2006 contra o então presidente Lula.
O PSTU, outro partido de extrema-esquerda criado por dissidentes petistas, diz que, por ora, não sairá em defesa do mandato da presidente.
Para Zé Maria, presidente da sigla, a massa "está sentada em casa" assistindo a toda a movimentação e não se sente representada pelo PT – daí o fato de, em sua opinião, o protesto desta quinta ter "apenas a burocracia sindical e movimentos sociais controlados financeiramente pelo governo".
Formosa News, a informação a todo o momento. Fonte: BBC Brasil.
———
UAUÁ-BA: EXPOSIÇÃO DE CAPRINOS E OVINOS APRESENTA NOVIDADES NO SEGMENTO AGROPECUÁRIO
20/08/2015 17:1636ª edição da ExpoUauá acontece de 19 a 23 de agosto deste ano
Acontece em Uauá-BA, cidade localizada a 417 km de Salvador, a XXXVI ExpoUauá (Exposição Especializada de Caprinos e Ovinos), promovida pela AUCCO – Associação Uauaense dos Criadores de Caprinos e Ovinos. O evento, que ocorrerá entre os dias 19 e 23 de agosto deste ano, vêm se consolidando como referência para o segmento no Brasil, inserindo o sertão baiano na agenda de grandes programações agropecuárias nacionais. A exposição conta com apresentação e premiação dos animais, cursos, palestras, além de atrações artísticas e manifestações culturais da região. Essa edição marca a atuação da nova diretoria da AUCCO, que visa resgatar a valorização dos criadores através do enfoque no produto, que há algum tempo vem sofrendo desvalorização.
Segundo o presidente da Associação, Jerônimo Rodrigues Ribeiro Neto, o objetivo é tornar acessível aos criadores todas as ferramentas possíveis para que eles possam desenvolver suas atividades. “Não podemos perder nenhuma chance de colocar nosso produto em evidência. Temos capacidade de oferecer uma matéria-prima de qualidade e precisamos agregar valor a partir de ações que estimulem o melhoramento das criações e seus derivados, por isso o enfoque dessa gestão será no desenvolvimento da cadeia produtiva, no fortalecimento da caprinovinocultura”, afirmou Jerônimo.
Com o evento, os criadores terão contato com o que há de mais moderno em tecnologia, manejos, técnicas de comercialização, financiamentos e investimentos que se enquadram nas potencialidades da pecuária familiar e de produtores empresários, através de palestras, orientações técnicas, stands de exposição de insumos e implementos voltados para a área de produção da caprinovinocultura.
EVENTO: XXXVI EXPOUAUÁ – Exposição Especializada em Caprinos e Ovinos
DATA: 19 a 23 de agosto de 2015
LOCAL: Parque de Exposição Coronel Jerônimo Rodrigues Ribeiro, Uauá – BA.
Maiores informações: (74) 9982-7997 / (71) 9944-5510 aucco.uaua@gmail.com
Formosa News, a informação a todo o momento. Fonte: Ascom (Geraldo José).
———
FORMOSA-BA: BOLETIM METEOROLÓGICO DE QUINTA-FEIRA
20/08/2015 12:02Fotos tiradas as 11h30m
De acordo com a Accuweatcher, esse fim de manhã de quinta-feira (20/08), às 11h37min, Formosa (município de Macururé – nordeste da Bahia) esteve marcada por sol entre algumas nuvens e um tempo ambiente quente e seco, com umidade relativa do ar de 33%. Lembrando que a umidade relativa do ar é a água na forma de vapor existente na atmosfera em um determinado momento; sendo que hoje por volta das 13h pode chegar a 22% (estado de atenção); isso significa que é necessário evitar exercícios físicos ao ar livre, umidificar o ambiente, sempre que possível permanecer em locais protegidos do sol (em áreas vegetadas) e consumir água á vontade. Em relação à chance de chuva é de apenas 1% ao longo do dia.
A temperatura chegou a atingir 28°C (no horário citado) e uma sensação térmica de 30°C. Os índices UV (Ultravioleta) que mede o nível de radiação solar na superfície da Terra aponta a numeração 6, indicando um nível UV alto, havendo necessidade de proteção da pele, sendo que o ideal é a aplicação de filtro solar e colocar um chapéu (recomenda-se esses cuidados até as 16h). Em relação aos ventos, a velocidade predominante ao longo do dia fica em torno de 16 Km/h, com rajadas de até 22 km/h, vindas predominantemente da direção ESE (Lés-sudeste).
A nascente do sol foi às 5h e 45m e o poente será às 17h e 35m.
A temperatura máxima para hoje é de 31 graus e a mínima de 20.
Confira as temperaturas (max/min) e chances de chuvas em (%) de algumas cidades da região:
· Macururé- 31 max 20 min de temperatura, com 1% de chance de chuva;
· Canudos- 30 max 19 min, com 41%;
· Chorrochó- 31 max 20 min, com 1%;
· Uauá- 32 max 19 min, com 2%;
· Euclides da Cunha- 29 max 18 min, com 41%.
Formosa News, a informação a todo o momento.
———
FUTEBOL: NO 1º DUELO DOS NORDESTINOS, BAHIA VENCE SPORT E SAI EM VANTAGEM NA COPA SUL-AMERICANA
20/08/2015 09:09
Foto: Raul Spinassé | Ag. A TARDE
Em um jogo de pouca emoção, o Bahia levou a melhor sobre o Sport e ganhou a partida por 1 a 0 na noite desta quarta-feira, 19, na Arena Fonte Nova. O gol da partida foi feito por Maxi Biancucchi ainda no primeiro tempo.
A partida de volta, na Ilha do Retiro, será na próxima quarta-feira, 26, com o empate classificando o Bahia. Antes disso, o tricolor joga pela Série B do Campeonato Brasileiro sábado, 22, às 16h30, contra o América-MG, na Arena Fonte Nova.
Bahia melhor
O Bahia dominou o primeiro tempo, marcado por um festival de passes errados, principalmente entre o meio-campo e o ataque. E foi com um passe errado que saiu o primeiro gol do Bahia. Samuel Xavier tocou para trás sem querer e Maxi aproveitou o vacilo do lateral. Ele dominou a bola, driblou Magrão e abriu o marcador aos 24 minutos.
O gol animou o Bahia, que jogava muito pela direita. Maxi, Souza e Marlon deixaram Alexandro três vezes em condições de marcar, mas atacante tricolor estava em noite de pouca inspiração. Aos 35, Souza chutou forte de dentro da área e bola bateu em Hayner, do próprio Bahia, que impediu o que seria o segundo gol da equipe baiana.
Segundo tempo morno
A segunda etapa começou com o Bahia tranquilo com o gol de vantagem. Eduardo Baptista, do Sport, tirou o meia Élber e colocou André para ir para o tudo ou nada, mas a mudança não surtiu efeito. Hernane, que também pouco produziu, saiu aos 18 para dar lugar ao meia Régis.
O tricolor tentou buscar os contra-ataques, mas a zaga do Leão da Ilha do Retiro conseguiu se defender bem. Essa dinâmica deixou o jogo com poucas chances de gol para os dois lados.
Sérgio Soares ainda tirou Souza e colocou Zé Roberto, aos 23, para tentar atacar mais o Sport. E Zé Roberto, após dois minutos em campo, ajudou o tricolor. Samuel Xavier o agrediu e foi expulso, deixando o Sport com menos um.
Os dois times pareciam gostar do placar, deixando o jogo sem emoção até o final.
Bahia 1 x 0 Sport - Jogo de Ida da Segunda fase de Sul-Americana
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador (BA)
Quando: quarta-feira, 20, às 22h
Gols: Maxi Biancucchi (Bahia)
Árbitro: Germán Delfino
Assistentes: Juan Belatti e Ernesto Uziga (Trio da Argentina)
Cartões amarelos: Zé Roberto (Bahia); Neto, Renê (Sport)
Cartão vermelho: Samuel Xavier (Sport)
Público: 4.440
Renda: R$ 78.206,50
Bahia - Douglas Pires; Hayner, Robson, Jailton e Marlon (Ávine); Pittoni, Souza (Zé Roberto), Gustavo e Rômulo; Maxi Biancucchi e Alexandro. Técnico: Sérgio Soares.
Sport - Magrão; Vitor, Matheus Ferraz, Durval e Renê; Ronaldo(Neto) Wendel, Marlon e Élber (André); Maikon Leite e Hernane (Régis). Técnico: Eduardo Baptista
Formosa News, a informação a todo o momento. Fonte: A Tarde.
———
SANTALUZ-BA: INSCRIÇÕES PARA CONCURSO PÚBLICO DA PREFEITURA SERÃO ABERTAS NESTA QUINTA-FEIRA (20)
20/08/2015 01:04Imagem ilustrativa
A Prefeitura Municipal de Santaluz-BA está abrindo 246 vagas a serem preenchidas através de um concurso que será realizado no dia 27 de setembro. As inscrições serão abertas na próxima quinta-feira, dia 20 e vai até 03 de setembro, através do site da empresa vencedora do certame, a Libri Capacitação de Recursos Humanos, www.libri.com.br
Serão 117 vagas reais (admissão imediata) e 129 vagas de cadastro de reserva, em todos os níveis, fundamental I, Médio, Técnico e Superior. As demais informações estarão no edital que está disponível no site da www.indap.org.br
Veja a relação das vagas a serem preenchidas
Agente ambiental 30
Agente tributário 2
Almoxarife 1
Assistente social 5
Auditor fiscal 1
Aux. de eletricista 2
Aux. de obras 5
Aux. serv. gerais 20
Aux. administrativo 15
Aux. de creche 20
Auxiliar de farmácia 2
Bibliotecário 1
Bioqui farmacêutico 2
Cozinheira 5
Eletricista 2
Enfermeiro 10
Fiscal de obras 4
Guarda municipal 30
Médico clínico 7
Merendeira 10
Motorista 40
Nutricionista 4
Psicólogo 1
Psicopedagogo 1
Técn enfermagem 15
Técn informática 2
Técn em nutrição 2
Técn em radiologia 2
Formosa News, a informação a todo o momento. Fonte: Calila Notícias.
———
TECNOLOGIA: OPERADORAS DO BRASIL PREPARAM PETIÇÃO CONTRA WHATSAPP
20/08/2015 00:28
(Foto: Divulgação |
As operadoras de telefonia do Brasil estão planejando uma petição contra o funcionamento do aplicativo WhatsApp a ser entregue em dois meses às autoridades locais. O documento terá embasamentos econômicos e jurídicos contra o app, que pertence ao Facebook, segundo informações de agências de notícias.
Uma das empresas também estuda a possibilidade de entrar com ação judicial contra o serviço. A petição será entregue à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) se centrando no serviço de voz do WhatsApp, não na troca de mensagens.
Eles vão questionar que o serviço se dá por meio do número de telefone móvel, não através de um login, como acontece em outros serviços de voz, a exemplo do Skype. As operadoras entendem que o WhatsApp está errado por usar os números de telefone, que são outorgados pela Anatel. As empresas pagam tributos para cada linha autorizada, o que o WhatsApp não faz.
Segundo a consultoria Teleco, as operadoras atualmente pagam R$ 26 para ativação de cada linha móvel e R$ 13 por ano como taxa de funcionamento por número. As operadoras também estão sujeitas à fiscalização da Anatel, ao contrário do aplicativo.
O presidente da Telefônica Brasil, Amos Genish, disse recentemente que o WhatsApp é uma "operadora pirata". "É pirataria no pior sentido, é um operador na Califórnia, usando nossos números e clientes e sem obrigações regulatórias, jurídicas e fiscais“, afirmou Genish.
Formosa News, a informação a todo o momento. Fonte: Correio da Bahia.
MATÉRIAS MAIS POPULARES:
- FORMOSA-BA: CHUVA FORTE ATINGE O POVOADO E FAZ SEU PRINCIPAL AÇUDE TRANSBORDAR
- MORRE FORMOSENSE VÍTIMA DE ACIDENTE ENVOLVENDO MOTO E CARRETA, NA BR-116, EM BENDEGÓ-BA
- OLHEIRO ELOGIA GAROTO FORMOSENSE QUE É PROMESSA NO FUTEBOL: ‘MUITO INTERESSANTE’
- MACURURÉ-BA: VEREADOR ADEMIR FAZ ALGUMAS INDICAÇÕES; INCLUSIVE PARA FORMOSA
- EMPRESÁRIO COMERCIAL AJUDA GAROTOS FORMOSENSES COM MATERIAIS ESPORTIVOS (FOTOS E VÍDEOS)
- NOTA DE FALECIMENTO: MORRE HOMEM MAIS VELHO DE FORMOSA-BA, AOS 101 ANOS
- FORMOSA-BA: MORRE JOEL DA CACHOEIRINHA
- FORMOSA-BA: MORRE FABINHO SANFONEIRO
- FORMOSA-BA: FAMÍLIA SANTOS MAIS UMA VEZ DE LUTO; FALECEU MEIRE, IRMÃ DO SANFONEIRO FABINHO
- MORRE EM FORMOSA-BA, AOS 97 ANOS, SEU ZÉ LINO
- FORMOSENSE REALIZA PALESTRA NA ITÁLIA
- TARDE DE SEXTA-FEIRA (8/1) COM TEMPORAL EM FORMOSA-BA
- CHUVA CONTÍNUA PREOCUPA MORADORES DE FORMOSA-BA
- CANUDOS-BA: CHUVA E VENTO FORTE CAUSAM ESTRAGOS NO POVOADO DE BENDEGÓ
- FORMOSA-BA: CONFIRA COMO FOI A 4ª FESTA DE NOSSA SENHORA DA GUIA
- FORMOSA-BA: NOVA IGREJA CATÓLICA ESTÁ SENDO ERGUIDA; SAIBA COMO AJUDAR
- FORMOSA-BA: CATÓLICOS HOMENAGEIAM O SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS
- FORMOSA-BA: PRIMEIRA CHUVA DE 2016 FAZ SEU PRINCIPAL AÇUDE PRATICAMENTE ENCHER
- INAUGURADA IGREJA NOSSA SENHORA APARECIDA NA COMUNIDADE DE SANTO ANTÔNIO (MACURURÉ-BA)
- COMUNIDADE CATÓLICA DE FORMOSA-BA RECEBEU A VISITA DA PADROEIRA DO BRASIL; CONFIRA
- CONFIRA TUDO O QUE ACONTECEU DURANTE O FORMOSA EVENTOS
- FORMOSENSE É ENVIADO PARA A COMUNIDADE DOCE MÃE DE DEUS DURANTE MISSA NO POVOADO
- FORMOSA-BA: A FALTA DE CHUVA JÁ AMEAÇA FORNECIMENTO DE ÁGUA VIA ENCANAÇÃO
- FORMOSENSE COMEMORA 90 ANOS DE VIDA; CONHEÇA UM POUCO DA HISTÓRIA DE DONA MANINHA REIS
- RETROSPECTIVA FORMOSA 2015: PESSOAS QUE NOS DEIXARAM PRA MORAR NO CÉU
- ESCOLAS DE FORMOSA E SÃO FRANCISCO REALIZAM A 2ª EDIÇÃO DOS JOGOS ESTUDANTIS