FORMOSA NEWS, A INFORMAÇÃO A TODO O MOMENTO
BIOGRAFIA DO EDITOR CHEFE DO SITE
Jean Silva, nascido em 14 de outubro de 1985, no povoado Formosa, município de Macururé-BA. Filho do Ex. Comerciante Manoel Lito e da Professora Aposentada Darcy Silva, Jean também possui duas irmãs e namora a jovem queimadense Adenilza Ferreira. Não possui filhos.
Muito pequeno, ao desenhar nas paredes da casa dos pais alguns letreiros com um frasco de desodorante com água, ele se dividiou entre a matemática, por influência do pai comerciante; e entre as letras, ter uma mãe e mais tarde uma irmã professora; o magistério predominou! A Geografia a sua vocação, num é pra menos que com 7 anos de idade já localizava todos os estados e capitais brasileiras.
Formado em Licenciatura Plena em Geografia, pelo o Centro de Ensino Superior do Vale do São Francisco (Belém do São Francisco-PE) em 2008; em 2010 concluiu o Curso de Especialização em História e Cultura Afro Brasileira e Indígena, pela Faculdade Batista Brasileira (Euclides da Cunha-BA). Na vida profissional atuou desde os 18 até os 23 anos como professor no Colégio Municipal Ruy Barbosa. Em 2008, aos 23 anos de idade, passou a atuar como Agente Administrativo, efetivado através de concurso público pela Prefeitura Municipal de Macururé, lotado na Escola Municipal Ana Nery até 2020. Em 2021, foi convidado para assumir a função de Diretor Escolar no Colégio Municipal Ruy Barbosa (todas as unidades citadas estão localizadas no povoado Formosa). Simultaneamente a área profissional, Jean em 2015 criou o site de notícias Formosa News (www.formosanews.com.br), trazendo notícias locais, estaduais, nacionais e até mundiais. Recentemente ele ainda vem desenvolvendo um projeto de um livro pra ser lançado sobre a história de sua comunidade natal.
Apesar de não praticar com frequência algum tipo de esporte, Jean é um apaixonado pelo o futebol, inclusive boa parte da tematica das matérias do site tem ligação do esporte amador, além claro nas notícias climáticas. O seu time de coração é o Esporte Clube Bahia.
NOTÍCIAS
PRODUTO MEDICINAL: BAIANO DESENVOLVE SORVETE À BASE DE CACTO E ALGAROBA
01/02/2021 22:25Foto: Divulgação
Um sorvete desenvolvido através da Algaroba e do Quipá, espécies encontradas na caatinga, que promete ser rico em vitaminas A, B e C, além de minerais, também pode aumentar a capacidade respiratória, prevenir e controlar a diabetes e proteger o coração.
Responsável pela criação, o pesquisador Adriano Xavier, 31 anos, é natural da cidade de Inhambupe, no Litoral Norte e Agreste Baiano, e conta que o Quipá é uma espécie de cacto livre de açúcar comercial e lactose e explica que o consumo do produto aumenta a capacidade respiratória, previne e controla a diabete, protege o coração, por evitar a absorção de colesterol no intestino e formação de placas de gorduras nas artérias, regula a pressão arterial, auxilia na perda de peso, pois possui fibras e proteínas, e esta é só uma parte das funções atribuídas ao doce.
Ainda de acordo com o pesquisador, o produto orgânico e 100% vegetal, pode ser consumido por pessoas que tenham intolerância à lactose e alguns problemas de saúde. "A maioria das pessoas se surpreende pelo sabor ao descobrir que um doce pode ser nutritivo e saudável ao mesmo tempo. Em junho de 2018, em uma mostra sensorial na Feira de Gastronomia de Paris, na França, tive a oportunidade de expor o produto em um stand que foi muito bem recepcionado pelo público”, disse.
O sorvete está na fase de certificação, aprovação e liberação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O pesquisador foi aprovado o edital Centelha da Fundação de Amparo à Pesquisa da Bahia (Fapesb), que deve apoiar financeiramente, 27 ideias inovadoras ao redor do Estado.
De acordo com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), além do reconhecimento da qualidade do produto, um dos objetivos do projeto é valorizar a riqueza do território Nordestino, ao popularizar ingredientes como o cacto Quipá, que sofre com o risco de extinção.
Para Adélia Pinheiro, secretária da Secti, programas como o Centelha Bahia existem para apoiar ideias inovadoras como a do pesquisador Adriano. “Com o nosso investimento robusto, conseguimos alcançar micro e pequenas empresas que precisavam de uma oportunidade, isso é política pública à serviço da sociedade”, finalizou.
Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.
Clique aqui para seguir nossa página no Twitter.
Clique aqui para seguir nossa página no Instagram.
Fonte: BN
———
ADOLFO MENEZES É ELEITO PRESIDENTE DA AL-BA PARA O PRÓXIMO BIÊNIO; VEJA MESA DIRETORA
01/02/2021 20:42Foto: Jefferson Peixoto / Ag. Haack / Bahia Notícias
O deputado estadual Adolfo Menezes (PSD) foi eleito o novo presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) para o próximo biênio (2021-2022). Após conquistar os votos de 60 dos 63 deputados, ele substituirá Nelson Leal (PP) no comando da casa. Hilton Coelho (PSOL) teve apenas um voto. Os outros dois foram brancos ou nulos.
O outro embate do dia na AL-BA foi a disputa pela 2ª vice-presidência da casa, vencido por Marcelinho Veiga (PSB), com 36 votos, contra Fabíola Mansur (PSB), com 25. Os demais postos da mesa diretora foram definidos em consenso pelos blocos partidários, não havendo bate-chapa.
Com isso, a mesa diretora da Assembleia fica composta da seguinte maneira:
Presidência: Adolfo Menezes (PSD)
1ª Vice-Presidência: Paulo Rangel (PT)
2ª Vice-Presidência: Marcelinho Veiga (PSB)
3ª Vice-Presidência: Bobô (PCdoB)
4ª Vice-Presidência: Paulo Câmara (PSDB)
1ª Secretaria: Júnior Muniz (PP)
2ª Secretaria: Alan Sanches (DEM)
3ª Secretaria: Soldado Prisco (PSC)
4ª Secretaria: Neusa Cadore (PT)
Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.
Clique aqui para seguir nossa página no Twitter.
Clique aqui para seguir nossa página no Instagram.
Fonte: Mari Leal / Lula Bonfim / BN
———
RODRIGO PACHECO É ELEITO NOVO PRESIDENTE DO SENADO FEDERAL
01/02/2021 20:33Foto: Reprodução / Senadoleg
O senador Rodrigo Pacheco (DEM) foi eleito como novo presidente do Senado Federal, nesta segunda-feira (1). Pacheco foi eleito com 57 votos, contra 21 votos da senadora Simone Tebet (MDB). Ele responderá pelo cargo durante os próximos dois anos.
Disputaram a eleição Simone Tebet (MDB) e Rodrigo Pacheco (DEM), já que os senadores Major Olimpio (PSL), Lasier Martins (Podemos) e Jorge Kajuru (Cidadania), retiraram suas candidaturas em apoio a Tebet. Ao todo, dos 81 senadores, exerceram o voto 78.
Pacheco teve apoio de 10 partidos, de Alcolumbre e do presidente Jair Bolsonaro. Tebet foi lançada pelo MDB e depois abandonada pelo próprio partido, que passou a negociar com Pacheco. Ela decidiu manter a candidatura e apostar em votos de dissidentes para tentar se eleger, sem sucesso. Ela seria a primeira mulher a presidir o Senado.
Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.
Clique aqui para seguir nossa página no Twitter.
Clique aqui para seguir nossa página no Instagram.
Fonte: Mauricio Leiro/BN
———
NOTA DE FALECIMENTO: FORMOSA E REGIÃO PERDE ‘DUDUZINHO’
01/02/2021 08:23É com grande tristeza que comunicamos o falecimento, aos 79 anos, do Senhor Lídio Esteves da Silva, conhecido popularmente por Duduzinho, morador do Povoado de Formosa, município de Macururé-BA. Ele faleceu por volta de 01h00m desta segunda-feira (1º/02) no Hospital Governador João Alves Filho, em Aracaju-SE, onde o mesmo se encontrava hospitalizado há aproximadamente 2 semanas nessa cidade para tratar de problemas renais.
Sempre com seu jeito muito alegre e brincalhão, Dudu com certeza fará muita falta a todos que tiveram a oportunidade de ter o conhecido.
Deixamos com a família nosso sentimento de solidariedade e pêsames pela sentida perca. O seu sepultamento será realizado as 16h00m desta segunda-feira (1º), em Formosa.
Dudu deixa a esposa Zefa; os filhos Aurora, Jodileuza, Licinha e Moacir; netos; bisnetos e demais familiares.
Formosa News, a informação a todo o momento.
———
FORMOSA-BA: 91 DIAS DEPOIS, VOLTA A CHOVER DE FORMA SIGNIFICATIVA NO POVOADO
30/01/2021 20:22
À tarde deste sábado (30/01) foi marcada por chuva em Formosa, município de Macururé - BA. Ela teve início por volta das 15h45m, sendo de forma satisfatória, variado de intensidade média, fraca a chuviscos por aproximadamente 3 horas de duração, registrando 28 milímetros de água, ou seja, 28 litros de água em cada metro quadrado. Essa precipitação representa a mais significativa dos últimos 91 dias; consequentemente de 2021 também. Essa quantidade ainda é insuficiente para a captação de água nas fontes do povoado, mas com certeza contribui para fortalecer um pouco a vegetação que sofre com as consequências de meses de seca na região. Esse aguaceiro veio acompanhado a princípio por alguns ventos. Também houve presença de relâmpagos e de trovões durante essa instabilidade.
Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.
Clique aqui para seguir nossa página no Twitter.
Clique aqui para seguir nossa página no Instagram.
Formosa News, a informação a todo o momento.
———
PALMEIRAS MARCA NO FINAL, BATE SANTOS E É BICAMPEÃO DA LIBERTADORES
30/01/2021 20:13Foto: André Durão / GE
Do momento em que a bola saiu da cabeça de Breno Lopes e encontrou o fundo do gol, uma eternidade de duas décadas sem conquistar a Libertadores passou na frente dos olhos do torcedor palmeirense. Assim que ela beijou a rede do Maracanã, já não era mais preciso esperar.
Com gol de seu improvável herói, o Palmeiras venceu o Santos por 1 a 0 neste sábado (30), no Rio de Janeiro, e conquistou o bicampeonato continental.
Um prêmio ao trabalho que começou com Vanderlei Luxemburgo, responsável pela melhor campanha da fase de grupos, e que foi aprimorado pelo português Abel Ferreira, que repete Jorge Jesus e, pela segunda edição seguida, faz do futebol da América do Sul um pouco mais lusitano.
Havia muita expectativa para a primeira final paulista da história da Libertadores do ponto de vista técnico. Ela definitivamente não foi correspondida, possivelmente também prejudicada pelo fato de que os atletas iniciaram a partida sob um calor de 33ºC no Rio de Janeiro.
O resulatdo foi bem diferente da intensidade apresentada pelas duas equipes ao longo de toda a Libertadores, quando seus jogos foram quase todos disputados à noite.
Minutos depois do apito inicial do árbitro argentino Patricio Loustau, via-se que o ritmo do confronto seria cadenciado, como realmente foi. Isso, contudo, não diminui a tensão inerente a um clássico paulista, quase sempre mais friccionado do que tecnicamente vistoso. Duelo de Campeonato Paulista, mas transferido para o verão carioca, no Maracanã.
Nos primeiros 45 minutos, a estratégia de ambos foi a busca por recuperar a bola na intermediária defensiva ou no meio do campo e, com dois ou três toques, tentar chegar próximo do gol adversário. Um jogo mais direto, agilidade para decidir e marcar o que poderia ser o gol de um título continental em uma partida que não entregaria tantas oportunidades.
Santistas e palmeirenses preferiam guardar o combustível para uma eventual estocada. Se o lançamento era longo demais, os jogadores abriam mão de perseguir a bola até a linha de fundo. Desgaste sem necessidade.
A análise sobre o futebol apresentado, porém, não cabe ao torcedor. Sua relação com o futebol é passional, e sua paixão é o clube. Pouco importa que o jogo tenha sido tecnicamente ruim.
Até porque é um exercício que exige boa memória tentar lembrar de uma final de campeonato que tenha enchido os olhos do espectador. A alegria do torcedor independe do espetáculo.
Importava, ao palmeirense, que seu time conquistasse o bicampeonato da América no jogo mais importante do Palmeiras neste século, após uma espera de 20 anos para voltar a uma final de Copa Libertadores.
Transformar em realidade e glória a obsessão, cantada (quando havia essa possibilidade) nas arquibancadas do Allianz Parque durante as últimas duas décadas.
Aos santistas valia, além do tetracampeonato e a liderança como brasileiro com mais títulos no torneio, o reencontro sentimental com as gerações de alvinegros mais velhos que viram o clube da Vila Belmiro transformar o Maracanã em sua casa.
Enfim os mais jovens teriam a sensação do que viram e viveram seus avós e seus pais, testemunhas da época mais gloriosa do Santos, que celebrou no Maracanã um título mundial, além do milésimo gol de Pelé.
Alguns desses torcedores tiveram o privilégio de acompanhar a história desta final do lado de dentro do Maracanã. A convite dos clubes e autorizados pela Conmebol, se aglomeraram, às vezes sem máscara, e cantaram músicas de incentivo numa busca por tentar diminuir o vazio que virou o futebol na pandemia.
Ainda que esses cânticos tenham substituído o silêncio, produziram um evento melancólico nas arquibancadas do Maracanã, em um país onde mais de 222 mil pessoas morreram pela Covid-19.
Para os protagonistas do que acontecia no campo ser campeão poderia marcar a coroação das excelentes campanhas exibidas nesta Libertadores e também o triunfo de grandes histórias individuais, biografias muitas vezes sofridas e difíceis, que preparam esses profissionais para o acontecimento que os torna eternos.
Coube a Breno Lopes, herói improvável, o gol que o levará à eternidade. O responsável pela maior glória do Palmeiras desde que o clube do Palestra Itália foi campeão da América pela última vez.
O atacante mineiro entrou quieto e, logo após Cuca ser expulso por retardar o jogo na lateral em confusão com Marcos Rocha, cabeceou firme para as redes o cruzamento que veio da direita, de Rony, o líder palmeirense em assistências nesta Libertadores, com oito passes para gol.
Explosão dos poucos palmeirenses que estiveram no Maracanã, e dos muitos espalhados pelo Brasil e pelo mundo. Um gol que deve ter sido celebrado em Portugal, acarinhado pelo Palmeiras de Abel Ferreira, campeão pela primeira vez na carreira, e logo de uma taça continental.
O treinador, que chegou em novembro e transformou o time em uma máquina de competir, falava na véspera sobre como o palco deste sábado tinha um significado especial na sua vida, pelo fato de decidir o jogo mais importante de sua trajetória onde tantas glórias foram escritas. Significado que se estende aos jogadores e ao torcedor palestrino.
A taça da Copa Libertadores ganha mais uma plaquinha na sua base de madeira, e ela é alviverde.
Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.
Clique aqui para seguir nossa página no Twitter.
Clique aqui para seguir nossa página no Instagram.
Fonte: Bruno Rodrigues e Diego Garcia | Folhapress | BN
———
PRIMEIRA INDÍGENA VACINADA CONTRA A COVID-19 NA BAHIA É NATURAL DE RODELAS
19/01/2021 19:02
Deisiane Tuxá foi a primeira indígena vacinada na Bahia | Foto: Max Haack/ Ag. Haack/ Bahia Notícias
A primeira indígena vacinada contra a Covid-19 na Bahia foi Deisiane Tuxá, natural de Rodelas-BA, que é representante da população indígena.
Além dela, outras três pessoas foram vacinadas pelo próprio secretário Fábio Vilas-Boas, que é médico, durante a cerimônia em Salvador-BA. A enfermeira Maria Angélica de Carvalho Sobrinha, 53 anos; Dona Lícia Pereira Santos, idosa de 86 anos que mora, desde 2014, no Centro de Geriatria das Obras Sociais de Irmã Dulce; e o médico do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Uenderson Barbosa.
Deisiane é natural de Rodelas, no interior do estado. Ela trabalha em Salvador no Distrito Especial Indígena da Bahia, local responsável pela atenção à Saúde Básica das populações aldeadas indígenas do estado. O distrito em que Deisiane atua é responsável por 135 aldeias.
"Agradeço a felicidade de estar aqui hoje, de representar não só o meu povo Tuxá, mas todos os povos da Bahia. Temos mais de 30 mil indígenas, e esse momento é histórico. É preciso que a gente acredite na vacina, em dias melhores", disse após receber a primeira dose da vacina Coronavac, desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan.
"Claro que temos que manter todas as medidas de cuidado, mas acreditar que esse momento de avanço é positivo", completou Deisiane.
Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.
Clique aqui para seguir nossa página no Twitter.
Clique aqui para seguir nossa página no Instagram.
Fonte: Bahia Notícias
———
MAIS DA METADE DOS INSCRITOS FALTA AO 1º DIA DO ENEM EM MEIO À PANDEMIA
18/01/2021 17:06Foto: Mariana Leal/ MEC
Mais da metade dos inscritos no Enem 2020 faltou ao primeiro dia do exame, realizado neste domingo (17) em meio ao avanço da pandemia de coronavírus.
Dos 5,7 milhões de inscritos, 51,5% (2.842.332) não compareceram ao exame. Essa é a maior taxa de abstenção da história do exame na última edição, de 2019, os faltosos representaram 23,7%.
Apesar do alto índice de faltas, o ministro da Educação, Milton Ribeiro, classificou como um sucesso.
"Fico satisfeito com o que fizemos em meio à pandemia, apesar da abstenção", disse o ministro em entrevista em Brasília na noite deste domingo (17). "Parte [da explicação pela abstenção foi] a dureza e medo da contaminação e parte de um trabalho de mídia contrária ao Enem que foi muito grande".
Além da alta taxa de faltosos, o segundo Enem realizado sob o governo Jair Bolsonaro (sem partido) foi marcado pela superlotação de salas e o impedimento de candidatos de diversos estados do país para fazer as provas.
Até a publicação deste texto, o governo não informou o que esses barrados poderão fazer.
O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) insistiu na realização do exame em meio ao avanço da pandemia. Defensorias e procuradorias haviam ingressado com ações judiciais para adiar a aplicação, o que ocorreu somente no Amazonas. Outras duas cidades de Rondônia decidiram pela suspensão.
O argumento do Inep era de que seriam garantidos. O jornal Folha de S.Paulo já havia mostrado que o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) não havia garantido que todas as salas de aplicação foram organizadas para receber candidatos até 50% da capacidade dos espaços. A aposta de integrantes do órgão era de que muitos alunos deixariam de ir fazer a prova, o que garantiria baixa ocupação.
Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.
Clique aqui para seguir nossa página no Twitter.
Clique aqui para seguir nossa página no Instagram.
Fonte: Paulo Saldaña | Folhapress |Bahia Notícias
———
PRIMEIRA MULHER INDÍGENA VACINADA CONTRA A COVID-19 NO BRASIL É DE EUCLIDES DA CUNHA-BA
18/01/2021 15:00Vanusa Kaimbé | Foto: Rodrigo Rodrigues/ G1
A primeira mulher indígena vacinada contra a Covid-19 no Brasil foi a técnica de enfermagem e assistente social Vanusa Kaimbé, de 50 anos. Ela é baiana, da aldeia Massacará, situada no município de Euclides da Cunha.
"É uma felicidade, uma gratidão muito grande. Estou me sentindo com esperança. A palavra do dia é esperança, é felicidade. Foi uma felicidade ser a primeira indígena vacinada. Ficar imune a essa doença por um período que eu não sei quanto, mas se fosse por um mês, por 15 dias, eu tinha tomado. Porque eu tive essa doença e não é fácil. Só quem teve sabe o quanto é difícil, o quanto ela abala o nosso psicológico. Gratidão aos cientistas que dedicaram suas vidas em um tempo curto, para encontrar uma vacina e dar uma esperança para a gente", disse Vanusa à TV Bahia.
A técnica esteve entre o grupo de profissionais de saúde que receberam a primeira dose da Coronavac no Instituto Butantan, na tarde desse domingo (17). O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), liberou o início da vacinação, assim que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso emergencial das vacinas do laboratório chinês Sinovac e do laboratório AstraZeneca em parceria com a Universidade de Oxford (veja aqui).
A PRIMEIRA DA BAHIA
Antes de Vanusa, outra baiana foi vacinada: a médica Saionara Nunes, natural de Cruz das Almas, foi a primeira nascida no estado a receber a dose da Coronavac. Ela atua no Hospital das Clínicas de São Paulo, na linha de frente do combate à Covid-19.
Foto: Reprodução/ Portal Cruzalmense
Ao portal Forte na Notícia, os pais de Saionara ressaltaram a sensação de orgulho ao ver o trabalho desempenhado por ela. “Estou sentindo um grande orgulho de minha filha, principalmente, por ela ter estudado em escolas de Cruz das Almas, como Lavoisier, Montessori e Colégio Cruz das Almas”, disseram o ex-bancário David Nascimento e a professora Tânia Nunes durante entrevista ao portal.
No restante da Bahia, a previsão inicial era de que a vacinação começaria na próxima quarta-feira (20), mas o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, liberou o início para esta segunda-feira (18). As pouco mais de 319 mil doses destinadas ao estado, no entanto, ainda não chegaram ao Aeroporto de Salvador (saiba mais aqui).
Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.
Clique aqui para seguir nossa página no Twitter.
Clique aqui para seguir nossa página no Instagram.
Fonte: Bahia Notícias
———
BAHIA: RUI 'SÓ ATENDE QUEM CRITICA': 'VALE A PENA SER GOVERNO?', QUESTIONA MARCELO NILO
16/01/2021 17:17Foto: Cláudia Cardozo/ Bahia Notícias
Aliado histórico dos governos petistas, o deputado federal Marcelo Nilo (PSB-BA) cogita agora voltar para o lugar onde esteve durante 16 anos de sua trajetória política: a oposição.
Decepcionado com o tratamento pouco igualitário dispensado pelo governador Rui Costa (PT) a apoiadores, ele afirma ter marcado uma reunião com a Executiva estadual do PSB para a próxima segunda-feira (18), na qual vai discutir se continua ou não na base aliada ao petista. “Vou comunicar que não estou satisfeito com o governo”, afirma, em entrevista ao Bahia Notícias.
O estopim para a irritação de Nilo foi o anúncio feito nesta quinta (14) de que o vice-governador João Leão (PP) será secretário da Casa Civil, e o atual presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Nelson Leal (PP), assumirá o comando da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado da Bahia (SDE).
Para Nilo, Leão “peitou Rui de público, bateu, ofendeu” e, no fim das contas, foi recompensado com duas pastas. Enquanto isso, aliados “leais, parceiros e amigos” estão “chupando dedo” em relação aos espaços ocupados na gestão.
“Leão sabe que só consegue as coisas batendo, ofendendo. Já não basta a Cerb [Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia] atender só o PP, agora ele terá a Casa Civil. Tá claro que o governador só atende quem critica. [...] Eu, que lidei com eles durante dez anos na AL-BA, sou incompetente. Fui sempre leal, parceiro, amigo, mas não tenho nada. A Embasa, que era minha, por exemplo, eu perdi”, diz, em tom de queixa.
Quando fala sobre as críticas de Leão a Rui, Nilo se refere à disputa pela presidência da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), quando o vice-governador bancou uma candidatura do PP ao cargo para o biênio 2021-2022, em detrimento de um acordo feito pelo governador em dezembro de 2018. Pelo pacto, quem assumiria o comando da Casa por este período seria o deputado estadual Adolfo Menezes, do PSD. O confronto fez o petista se desdobrar nos bastidores para evitar um racha entre os partidos. No fim das contas, Rui conseguiu o consenso (veja aqui), mas o PP também vai aumentar a cota de secretarias na gestão.
“Os dois grandes vitoriosos na disputa foram o PSD, que ficou com a presidência da Assembleia, e o PP, que ficou com a Casa Civil”, diz, vaticinando também que o governo “só se resume ao PP e o PSD.” “Enquanto os outros partidos que são leais, parceiros, companheiros, que não fazem jogo de bater para receber, estão chupando dedo. Eu pergunto a mim mesmo: vale a pena continuar no governo? Vou consultar meus amigos”, questiona.
Segundo ele, ser aliado de Rui não tem trazido nenhum bônus. Na avaliação dele, o petista tem preterido apoiadores históricos, de linhas ideológicas de esquerda, próximas às do PT, para beneficiar ex-aliados de Antônio Carlos Magalhães. “Rui Costa tem uma paixão por ex-carlista”, vaticina.
Com esta situação, resta, segundo Nilo, avaliar a viabilidade de continuar sendo apoiador do projeto petista. “Quando você é oposição, você é feliz porque tem projeto. Do jeito que está, é melhor ser oposição do que governo só com ônus, sem bônus”, conclui.
Ele traz uma situação que mostra como o governo estaria tratando aliados de forma diferenciada. “O PSB retirou a candidatura de Lídice para apoiar Denice. O PP apoiou a candidatura de Olívia, que não era a candidata do governador. O PSB não está ganhando nada com isso, e o PP recebeu a Casa Civil, só falta sentar na cadeira do governador. Vale a pena ser governo sem ter participação efetiva no governo?”, questiona Nilo, que vive o ocaso de quem já foi presidente da AL-BA por dez anos e vê minguar sua influência no governo.
Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.
Clique aqui para seguir nossa página no Twitter.
Clique aqui para seguir nossa página no Instagram.
Fonte: Bruno Luiz / Bahia Notícias
MATÉRIAS MAIS POPULARES:
- FORMOSA-BA: CHUVA FORTE ATINGE O POVOADO E FAZ SEU PRINCIPAL AÇUDE TRANSBORDAR
- MORRE FORMOSENSE VÍTIMA DE ACIDENTE ENVOLVENDO MOTO E CARRETA, NA BR-116, EM BENDEGÓ-BA
- OLHEIRO ELOGIA GAROTO FORMOSENSE QUE É PROMESSA NO FUTEBOL: ‘MUITO INTERESSANTE’
- MACURURÉ-BA: VEREADOR ADEMIR FAZ ALGUMAS INDICAÇÕES; INCLUSIVE PARA FORMOSA
- EMPRESÁRIO COMERCIAL AJUDA GAROTOS FORMOSENSES COM MATERIAIS ESPORTIVOS (FOTOS E VÍDEOS)
- NOTA DE FALECIMENTO: MORRE HOMEM MAIS VELHO DE FORMOSA-BA, AOS 101 ANOS
- FORMOSA-BA: MORRE JOEL DA CACHOEIRINHA
- FORMOSA-BA: MORRE FABINHO SANFONEIRO
- FORMOSA-BA: FAMÍLIA SANTOS MAIS UMA VEZ DE LUTO; FALECEU MEIRE, IRMÃ DO SANFONEIRO FABINHO
- MORRE EM FORMOSA-BA, AOS 97 ANOS, SEU ZÉ LINO
- FORMOSENSE REALIZA PALESTRA NA ITÁLIA
- TARDE DE SEXTA-FEIRA (8/1) COM TEMPORAL EM FORMOSA-BA
- CHUVA CONTÍNUA PREOCUPA MORADORES DE FORMOSA-BA
- CANUDOS-BA: CHUVA E VENTO FORTE CAUSAM ESTRAGOS NO POVOADO DE BENDEGÓ
- FORMOSA-BA: CONFIRA COMO FOI A 4ª FESTA DE NOSSA SENHORA DA GUIA
- FORMOSA-BA: NOVA IGREJA CATÓLICA ESTÁ SENDO ERGUIDA; SAIBA COMO AJUDAR
- FORMOSA-BA: CATÓLICOS HOMENAGEIAM O SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS
- FORMOSA-BA: PRIMEIRA CHUVA DE 2016 FAZ SEU PRINCIPAL AÇUDE PRATICAMENTE ENCHER
- INAUGURADA IGREJA NOSSA SENHORA APARECIDA NA COMUNIDADE DE SANTO ANTÔNIO (MACURURÉ-BA)
- COMUNIDADE CATÓLICA DE FORMOSA-BA RECEBEU A VISITA DA PADROEIRA DO BRASIL; CONFIRA
- CONFIRA TUDO O QUE ACONTECEU DURANTE O FORMOSA EVENTOS
- FORMOSENSE É ENVIADO PARA A COMUNIDADE DOCE MÃE DE DEUS DURANTE MISSA NO POVOADO
- FORMOSA-BA: A FALTA DE CHUVA JÁ AMEAÇA FORNECIMENTO DE ÁGUA VIA ENCANAÇÃO
- FORMOSENSE COMEMORA 90 ANOS DE VIDA; CONHEÇA UM POUCO DA HISTÓRIA DE DONA MANINHA REIS
- RETROSPECTIVA FORMOSA 2015: PESSOAS QUE NOS DEIXARAM PRA MORAR NO CÉU
- ESCOLAS DE FORMOSA E SÃO FRANCISCO REALIZAM A 2ª EDIÇÃO DOS JOGOS ESTUDANTIS